MENU / TERRA / ÁGUA / FOGO / e_codi.htm">AR
 

2. Vento - Energia eólica

A energia que provém do vento, energia eólica, tem sido aproveitada pelo Homem, desde tempos imemoriais: para navegar à vela, para moer trigo nos moinhos, ou para bombear água. Actualmente, quando nos referimos a energia eólica, queremos referir-nos a tecnologia sofisticada que utiliza a energia cinética (movimento) do vento, transformando-a em energia eléctrica ou mecânica (para bombear água, por exemplo). É hoje, uma das energias renováveis com maior potencial para o futuro.
A nova geração de moinhos metálicos para aproveitamento de energia eólica, é capaz de produzir grande impacto ambiental: impacto visual na paisagem, podendo chegar a produzir implicações ao nível da fauna e da flora. Por tudo isto, tornam-se necessários estudos ambientais previamente à instalação deste género de dispositivos.



[ ampliar imagem ]
 
Ordenar conceitos. Um conceito (A) é mais extenso que outro (B), se o conceito (B) já estiver compreendido no âmbito da definição do conceito (A). Por exemplo, se (A) for igual a ‘organismo vivo’, e (B) significar ‘animal’, então ‘organismo vivo’ é um conceito com maior extensão que ‘animal’ porque ‘animal’ já está compreendido no âmbito da definição de ‘organismo vivo’. A prova dos nove é fácil de fazer: basta responder à pergunta “O que é que há mais (se organismos vivos, neste caso, se animais?)? Todo o animal é um organismo vivo, mas nem todo o organismo vivo é animal, pode ser uma planta, por exemplo.
Ordena os seguintes conceitos, do menos extenso para o de maior extensão:
1. Fonte de energia, vento, fonte de energia eléctrica.
2. Vento, ciclone, nortada.
3. Corrente de ar, brisa marítima, brisa.
4. Gás, oxigénio, gás atmosférico.
5. Fenómeno atmosférico, precipitação, neve.
Pintura. Paul Joseph Constantin Gabriel, 1828-1903. No mês de julho
Procura informação acerca dos poderes de Éolo, o deus grego do vento, de onde vem a palavra eólico. (Consegues imaginar o som de uma harpa eólica?)

© Grup IREF 2003, com o apoio da Comissão Europeia, DG XXII (Sócrates/Comenius 3.2) [ imprimir ]

 
 
 1. Ar
 2. Vento - Energia eólica
 3. O céu
 4. A atmosfera
 5. Poluição aérea
 6. Voar
 7. Respiração
 8. Oxigénio
 9. Som
10. Ruído