MENU / TERRA / ÁGUA / FOGO / e_codi.htm">AR
 

9. Recursos naturais

O tipo de actividades humanas capazes de alterar o nosso planeta devido à tecnologia que empregam, desenvolveram-se a uma velocidade vertiginosa durante todo o Séc. XX. Estas actividades, que nem sempre são as mais racionais, têm contribuído para por em perigo os nossos recursos naturais, e, por consequência, a qualidade de vida no nosso planeta. O modo como temos explorado e utilizado energia, não pode continuar! Por exemplo, a maior parte da energia que utilizamos (97%) é do tipo não renovável, e estará completamente esgotada nos próximos 50 a 200 anos.

[ ampliar imagem ]
 
Utilização de critérios. Critério é um princípio, padrão ou regra, subjacente a actividades intelectuais, tais como: medir, justificar, distinguir, comparar, avaliar, classificar, etc. Os critérios podem igualmente ajudar-nos a agir, ao permitir um exame crítico das nossas acções. Se queremos comprar um par de sapatos bons para a chuva e pautamos a nossa escolha pela simpatia do empregado e não pelo facto de os sapatos serem à prova de água, não se pode dizer que estejamos a ser muito espertos. Mas se tivermos em conta o material de que são feitos, já estamos a ser mais inteligentes.
Averigua, das coisas que utilizamos diariamente, quais as que podem ser recicladas, e quais as que não o podem: papel, plástico, lata, esferovite, etc.
Imagina que querias comprar um produto tendo em conta os critérios mencionados na secção ‘lixo / desperdício’ (ver esta secção): reciclar, reutilizar, e redução de lixo. Deves ter presente que uma acção pautada por estes critérios contribui para ajudar a poupar e/ou salvar recursos e energia naturais, reduzindo a poluição, e por isso mesmo, também ajuda a proteger o habitat dos organismos vivos.
Quais das seguintes questões colocarias a ti próprio? Quais não colocarias?:
1. É duradouro?
2. É recargavel?
3. Será demasiado pequeno?
4. Onde foi fabricado?
5. De que é feito?
6. Está na moda?
7. Preciso, mesmo, de um saco?
8. Será que preciso disto?
Música. Ouve a Valsa op. 325, Contos dos Bosques de Viena de Strauss.
Pintura. Vincent van Gogh, 1853-1890. Campos de flores na Holanda.
Organiza um pequena campanha de propaganda para a promoção de um qualquer recurso natural. Sensibiliza os teus colegas para o facto de podermos perder alguns recursos naturais, em resultado de um consumo desenfreado.

© Grup IREF 2003, com o apoio da Comissão Europeia, DG XXII (Sócrates/Comenius 3.2) [ imprimir ]

 
 
 1. Terra
 2. Organismos vivos
 3. Matéria inanimada
 4. Ecossistemas
 5. Reservas naturais
 6. Paisagens
 7. O cultivo
 8. Lixo / desperdício
 9. Recursos naturais
10. Consumo